Não deixe que as métricas de vaidade das redes sociais prejudiquem o seu resultado
10 minutos de leitura
31/8/2022
É sempre muito prazeroso bombar uma publicação nas redes sociais, não é mesmo? E não há nada de errado nisso. Porém, utilizar apenas esses dados como fontes de guia para os investimentos da sua empresa naquilo que diz respeito ao marketing digital é um erro.
Por mais que sejam expressivas, na prática, essas medidas não provocam os resultados que as empresas efetivamente precisam. Pense comigo: qual a utilidade de ser o site mais acessado ou ter a publicação mais curtida se você não está ganhando um centavo com isso?
De nada adianta querer mostrar que é uma instituição amada e popular sem efetuar uma venda sequer e sem criar uma rede estável de clientes. As métricas de vaidade são números bonitos, de fato, mas não expõem o seu sucesso e muito menos auxiliam em tomadas de decisão assertivas.
Mas afinal, quais são as métricas de vaidade?
Em resumo, são as métricas que definem quantidade, mas não qualidade. Um comportamento narcisístico ótimo para inflar o ego, mas contraproducente em casos de empresas. São elas:
- Curtidas
- Comentários
- Número de seguidores
- Visualizações
- Compartilhamentos
Você pode estar se perguntando: se alguém compartilha o meu conteúdo, quer dizer que gostou, certo?
Sim, você está certo! A probabilidade é de que essa pessoa tenha curtido, comentado ou compartilhado suas publicações porque foi atraída de alguma maneira por aquilo que você disse ou pela foto que viu. O fato é que esse dado não é uma garantia de conversão de compra. Isso não significa que tais métricas devem ser completamente ignoradas. No entanto, elas não medem o desempenho real da sua estratégia.
Então, quais as métricas a serem levadas em consideração?
Para elaborar uma tática de marketing digital que estimule um possível cliente a passar por todas as etapas da jornada de compra, precisamos estar atentos aquilo que indica a evolução da relação de uma pessoa com a sua
marca. Portanto, leve em consideração:
- Conversões ao longo do mapa do processo, desde o preenchimento de um formulário até o contato com a equipe de vendas;
- Número de visitantes (diferente do número de visualizações);
- Taxa de conversão de cada campanha;
- Custo de Aquisição de Clientes (quanto uma empresa está gastando para que uma pessoa se torne sua cliente);
- LTV (Lifetime Value – o quão lucrativo é a permanência de um cliente para você)
Olha, passar o dia inteiro na busca por likes ou mais seguidores é apenas brincar de “celebridade digital”.
Para crescer e ser uma autoridade perante o seu público, aumentando muito mais as chances de venda, você precisa produzir conteúdo de qualidade voltado para as pessoas certas. Quais as pessoas certas? Aquelas que precisam daquilo que você oferece e, por esse motivo, têm grande potencial para se tornarem suas clientes.
No marketing digital é preciso trabalhar com números palpáveis, mensurar o que é feito e o que foi conquistado. Para isso, você precisa de planejamento estratégico de qualidade.
Aproveite e entre em contato conosco. Vamos conversar e elaborar o melhor plano para alcançar os seus objetivos e lotar a sua agenda.